Advocacia Preventiva ou Consultiva vs. Advocacia Contenciosa

Advocacia Preventiva ou Consultiva vs. Advocacia Contenciosa

Advocacia Preventiva ou Consultiva vs. Advocacia Contenciosa

O que é e quais as diferenças entre Advocacia Preventiva ou Consultiva e Advocacia Contenciosa e os benefícios de cada uma.

Advocacia Preventiva ou Consultiva vs. Advocacia Contenciosa
Advocacia Preventiva ou Consultiva e Advocacia Contenciosa, o que são e quais as diferenças.

Muitas empresas, hoje, só se lembram de um escritório de advocacia quando estão envolvidas em alguma demanda judicial.

Nesse momento buscam por um profissional para resolver o seu problema, arcando com despesas de honorários e, muitas vezes, outras despesas judiciais, como honorários de sucumbência, despesas processuais entre outras.

Essa busca de um profissional para resolver um problema que já ocorreu, em busca de uma possível defesa ou de alcançar um direito que tenha sido lesado causa, além das despesas, perda de tempo e uma tensão que poderiam ser desnecessárias.

O profissional de direito que atua nesse nicho, resolvendo problemas existentes, está atuando contenciosamente.

ADVOCACIA CONTENCIOSA

É o que se chama de ADVOCACIA CONTENCIOSA, onde o escritório de advocacia atua em defesa dos interesses dos clientes nos processos judiciais, independente da área jurídica demandada.

Pode ser ainda na esfera administrativa, ou seja, antes de um possível processo judicial, atuando diretamente nos órgãos em que o assunto é alvo de procedimento administrativo.

Assim, resumidamente, o termo contencioso se refere a questões que possam ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas.

Como exemplo podemos citar as demandas trabalhistas, tributárias, comerciais, bancárias, entre tantas outras, em que o cliente é parte como réu.

Todavia as empresas poderiam evitar esse tipo de problema. Para tanto, bastaria que tivesse a orientação, o acompanhamento, em seu cotidiano, de um profissional da advocacia. É o que chamamos de ADVOCACIA PREVENTIVA ou CONSULTIVA.

ADVOCACIA PREVENTIVA OU CONSULTIVA

Se a empresa possui, ao seu dispor, advogado para que possa se consultar, se orientar, buscando, ao máximo, evitar qualquer tipo de problema futuro, resguardando da melhor forma possível os seus direitos estamos tratando de ADVOCACIA PREVENTIVA OU CONSULTIVA.

Advocacia Consultiva

Nessa seara existe a possibilidade de manter um contrato mensal de consultoria jurídica, para que haja a disponibilidade de um profissional, sempre que a empresa precisar, de forma a evitar possíveis problemas jurídicos futuros, por meio de consultas jurídicas.

É princípio básico dessa relação que o advogado oriente seu cliente para que as relações da empresa com o mercado sejam marcadas por uma segurança jurídica, que não haveria sem a orientação prévia do profissional do direito.

Isso tem o condão de evitar futuras demandas no judiciário, que sabe-se tem seus custos e alto volume de processos, que podem durar anos a fio.

Advocacia Preventiva

Prevenir problemas é sempre o melhor remédio para qualquer mal que possa cercar a qualquer um.

Olhando o aspecto estratégico das relações comerciais, trabalhistas, fiscais entre outras, e evitar que essas relações possam gerar dificuldades ou custos para se resolver, faz parte da prevenção.

Como diz o ditado: “Prevenir é melhor que remediar”.

Assim lançar mão da ADVOCACIA PREVENTIVA OU CONSULTIVA é sempre melhor do que ter de buscar ajuda na ADVOCACIA CONTENCIOSA.

Busque um serviço de qualidade para evitar problemas futuros e custos desnecessários agindo estrategicamente diante dos desafios jurídicos que se impõem a sua empresa.

Caso queira maiores informações sobre o assunto entre em contato, pelo site ou Facebook.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.